11º Congresso Nacional da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil

18 a 20 de Novembro de 2021 - Centro de Convenções de Maceió

APRESENTAÇAO DOS TRABALHOS:

Os trabalhos e pôsteres deverão ser inéditos e contribuírem significativamente para o desenvolvimento técnico ou científico das diferentes áreas da agroindústria da cana-de-açúcar.

Não serão aceitos trabalhos e pôsteres de cunho comercial.

Os trabalhos e pôsteres serão submetidos e analisados pelos membros das comissões técnicas indicados pela Comissão Organizadora do Congresso, que terão o poder de recomendar ou não a aceitação destes, quanto ao conteúdo e ao atendimento às normas de apresentação.

Os trabalhos e pôsteres serão distribuídos nas seguintes áreas:

Melhoramento Genético, Fitotecnia, Fitopatologia, Entomologia, Controle de Plantas Daninhas, Biotecnologia,Engenharia Genética, Solos, Irrigação, Meteorologia, Motomecanização, Engenharia Industrial, Processamento, Subprodutos, Energia, Administração, Informática, estatística,Sócio-economia, Conservação do Meio Ambiente, Comercialização e Mercado, Controle de Qualidade, Recursos Humanos e Diversificação.

Os trabalhos deverão ser apresentados em português com o máximo de 12 páginas, incluindo as figuras, gráficos e tabelas e confeccionados em Microsoft Word (editor de texto), e encaminhados via e-mail, à secretaria executiva do Congresso até o dia 30 de junho de 2020.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:

 Os trabalhos deverão conter no máximo 12 páginas impressas em papel A4, em um só lado da folha, em espaçamento simples, padronizado para todo o artigo, com citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas em tamanho menor e uniforme, com margens de 2,5 (cada margem); parágrafos, a partir da margem esquerda, fazer recuo de 1,25cm (equivalente 1 TAB); fontes Arial ou Times New Roman,no tamanho 12(corpo), devendo o total de páginas conter todas as tabelas e figuras (gráficos desenhos e fotos).

A estrutura dos trabalhos técnicos deverá apresentar a seguinte ordenação:

Título, Autores,Referência dos Autores, Resumo (no máximo 200 palavras), Summary, Palavras Chaves,Introdução, procedimentos, resultados e Conclusões.

A estrutura dos trabalhos científicos deverá apresentar a seguinte ordenação:

Título, Autores,Referência dos Autores, Resumo (no máximo de 200 palavras), Summary, Palavras Chaves, Introdução, material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (no máximo 50 palavras) e Referências Bibliográficas.Na primeira página do trabalho o título deverá ser conciso e centralizado na largura da folha e em letras maiúsculas (exceto para termos científicos). O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser mencionado(s) abaixo do título, centralizado(s) na largura da folha e em letras maiúsculas. (NBR 6022 / 2018).

Os números e abreviaturas do texto deverão apresentar o sistema métrico e os algarismos arábicos, exceção quando for a primeira palavra de uma sentença.

Os símbolos poderão ser usados para indicar elementos compostos e porcentagens. As Abreviaturas comuns na literatura açucareira poderão ser usadas: STAB, ISSCT, TCH, PC,TPH, POL, BRIX, ATR, ART, PUREZA, FIBRA, dms, ha, g, m², m³, ppm, ml, t, etc.

As referências bibliográficas (NBR 6023-2018) deverão ser apresentadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor ou primeiro autor, e a lista de referência devem conter apenas as citações constantes no corpo do trabalho. As referências de periódicos devem conter pela ordem: nome(s) dos(s) autor(es),clusões, etc, organizando em colunas as sessões para melhor visualização e leitura.

O texto deve ser visível a uma distância de,pelo menos, um metro, aproximadamente.

No Microsoft® PowerPoint®, para o texto,utilizar fonte 40 pts (recomenda-se fontes Verdana ou Arial).

Planejar o seu pôster com antecedência e lembrar de rever o texto e idéias com o orientador e colaboradores. O cabeçalho do pôster deve conter o logotipo do Congresso na margem superior esquerda. Recomenda-se a utilização de fonte 90 pts, negrito, para o título. Para os subtítulos,utilizar fonte 72 pts. Colocar, após o título,o nome dos autores e as filiações.

O pôster deve conter:

Introdução, Material e Métodos ou (Metodologia),Resultados,Discussões e Conclusões e, se necessário,Agradecimentos. As Referências Bibliográficas podem ser omitidas. Textos auxiliares podem ser em fonte 18 ou 20 pts.

A apresentação oral dos pôsteres terá duração de até 15minutos e será utilizado telas de televisores (monitores) para este procedimento.

Nome completo do artigo, nome completo ou abreviado do periódico, segundo Word List Scisntific Periodicals,local de publicação, número do volume, número do fascículo do volume, números de páginas, Mês e ano de publicação.

 Exemplo:

GUTIERREZ, L. E. Composição de ácidos graxos e viabilidade celular em Saccharomyses cerevisae. STAB Açúcar e álcool e

subprodutos. Piracicaba v.9, n.6, p,31-34, jul/ago.1991.

As referências dos livros deverão conter pela ordem: nome(s) do(s) autor(es) em maiúscula, título do livro, local de publicação,

editora, ano de publicação e o número de páginas.

Exemplo:

PAYNE, J. H. Unit operations in cane sugar production, Amsterdam,Elsevier, 1982, 302p.

Ainda não é cadastrado?

Para sua segurança, é necessário um cadastro para inscrever-se no evento.

Cadastre-se agora

Você já possui cadastro?

Informe seu e-mail e senha do cadastro da Comunic Eventos & Viagens abaixo

Comunic Eventos e Viagens

A Comunic Eventos & Viagens é uma empresa prestadora de serviços com especialização na organização e planejamento de eventos Nacionais e Internacionais.


Conheça também

Comunic Viagens

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos últimos eventos!

* Nós não compartilhamos sua informação com ninguém.

Descrição da imagem

Nosso endereço

Av. João Davino, 1173, Mangabeiras

Maceió - AL CEP 57037-000

Telefax: (82) 3325.3468 / (82) 3325.7590 | contato@comuniceventos.com.br

© 2020 Comunic Eventos & Viagens.