13º Congresso Alagoano de Cardiologia

25 a 27 de Julho de 2019 - Ritz Lagoa da Anta - Maceió/AL

Prezado (a) Participante,

Ao se cadastrar você deverá informar um e-mail, que será o seu login, e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura que permitirá realizar a sua inscrição.

A inscrição somente estará efetuada após a confirmação do pagamento.

Os dados cadastrados devem ser preenchidos com bastante atenção, pois eles também servirão para inscrições de trabalhos científicos.

Certifique-se de que o e-mail informado no formulário esteja correto, pois todas as informações pertinentes ao evento serão enviadas para ele.

O CPF é um campo de identificação do congressista. O seu preenchimento é obrigatório.

Após efetuar o pagamento de depósito, enviar comprovante para o e-mail: contato@comuniceventos.com.br

Inscrições por empenho devem ser comunicadas a Secretaria Executiva.

A inscrição é pessoal e intransferîvel. Em caso de não comparecimento o valor pago não será devolvido.
 

Desistência e Reembolso

Em caso de comunicação e justificativa formal de desistência de participação, o participante deverá informar a desistência em no máximo 20 dias antes do evento, enviando o comprovante de pagamento a devolução de valores pagos será efetuada em até 45 dias após a realização do evento.

 

   - Será deduzido 20% (vinte por cento) referente a despesas operacionais.

REGRAS PARA O ENVIO DOS TEMAS LIVRES 13° CONGRESSO ALAGOANO DE CARDIOLOGIA

 

  1. Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Os demais co-autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito.
  2. O prazo para submissão dos resumos é até as 23:59 do dia 31 de maio de 2019.

 

  1. O envio do resumo é exclusivamente via ficha de submissão.

 

  1. Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrado previamente ou durante a inscrição no congresso. Clique na aba "ficha de submissão". Siga as instruções da tela para preencher todos os campos solicitados.

 

  1. O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado.

 

  1. A apresentação de um resumo implica na aceitação das regras de submissão, revisão, seleção e atribuição ao formato de apresentação específico, prêmios e compromisso de apresentação. Indique o seu acordo marcando a respectiva caixa. Ao aceitar as regras, não serão aceitas futuras contestações. Os cinco melhores trabalhos avaliados serão selecionados para apresentação oral e concorrerão aos prêmios.

 

  1. Instruções para preparação de resumos:
    1. O padrão de envio é o utilizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
    2. Os resumos deverão ser submetidos em português.
    3. O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres incluindo tabelas e gráficos (essa contagem não inclui título e autoria/filiação que não deverão ser incluídos no texto do trabalho). Para o título, o limite é de 250 caracteres. 
    4. O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão. Essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.
    5. Os relatos de casos que incluam descrições originais de observações clínicas, que representem originalidade de um diagnóstico ou tratamento, ou que ilustrem situações pouco freqüentes na prática clínica e que mereçam uma maior compreensão e atenção por parte dos cardiologistas serão aceitos para avaliação. Na estruturação do resumo, sugerimos conter hipóteses diagnósticas, o descritivo dos métodos, uma conclusão com o desfecho do caso, a relevância e a mensagem final. Deve-se respeitar o limite de palavras.
    6. O número de autores permitido será: 01(um) primeiro autor e no máximo 10 (dez) coautores e de 01 (um) autor e 03 (três) coautores para a modalidade relato de caso. O autor que cadastrar o Tema Livre será responsável pelo cadastramento dos outros autores e dos seus dados (nome completo, CPF e e-mail).
    7. A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
    8. Referências bibliográficas não devem ser incluídas. Será permitida a participação de até 03 (três) Instituições por tema.
    9. Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Em casos de estudos em andamento, os autores devem apresentar resultados preliminares. Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que não justifiquem sua apresentação não serão aceitos.  Também serão recusados trabalhos que se limitem apenas à revisão da literatura.
    10. Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção! Após serem submetidos não será mais permitido modificações.
    11. Ao finalizar a submissão dos resumos, o arquivo pode permanecer como “rascunho” ou “incompleto”, podendo o autor realizar modificações até a data limite estipulada.
    12. Os Temas Livres que não forem enviados e/ou estiverem em modo rascunho, não serão submetidos ao julgamento.

 

  1. Critérios de julgamento:

Todos os resumos submetidos ao congresso serão avaliados pelos membros da Comissão de Temas Livres.

Os critérios para julgamento, aprovação, rejeição dos Temas Livres e escolha dos melhores trabalhos seguem as normas de julgamento de temas livres adotados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia que são:

1)Originalidade e relevância,

2)Delineamento,

3)Tratamento estatístico do material e método utilizados,

4)Adequação do texto, apresentação dos resultados e correlação com as conclusões.

Os trabalhos que não atingirem determinada pontuação mínima a ser estabelecida pela Comissão Julgadora de Temas Livres receberão mensagem eletrônica de não aprovação de seu trabalho;

Serão selecionados cinco (5) temas livres para apresentação. Os demais temas selecionados serão apresentados em forma de pôster eletrônico desde que preencham os critérios mínimos deste regulamento.

 

  1. Instruções para as apresentações dosa temas livres na modalidade “Tema livre Oral”:
    1. Todos os temas livres orais serão apresentados em data e hora determinada previamente.
    2. A Comissão do Congresso se reservam o direito de solucionar eventuais controvérsias surgidas no processo de julgamento.
    3. O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de até no máximo uma (01) hora antes da apresentação ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema. 
    4. A apresentação oral deverá ser feita em no máximo 10 minutos e terá 2 minutos para discussão com a plateia e debatedores.
    5. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.

 

  1. Instruções para as apresentações dosa temas livres na modalidade “Pôster eletrônico”:
    1. Todos os temas livres serão avaliados pela Comissão Julgadora em horário previamente informado.
    2. Cada trabalho será avaliado por 02 (dois) julgadores distintos.
    3. O tamanho para configuração do arquivo é de 38,1cm x 67,7cm ou 1080 x 1920px, sendo que a fonte não pode ser menor que 12 para não interferir na leitura. De preferência, para o corpo do texto, optar por fontes de fácil leitura como Arial, Calibri, Times New Roman ou tahoma.
    4. O trabalho deve ter somente um slide que precisa ser em formato retrato, e o arquivo deverá conter no máximo 2MB.
    5. O apresentador deverá obrigatoriamente estar presente durante todo o horário estipulado para apresentação à Comissão Julgadora.
    6. A apresentação deverá ser feita, impreterivelmente, em 05 minutos seguidos de um breve momento para responder possíveis perguntas, em dia e horário previamente estipulados no programa científico do congresso.
    7. Com a finalidade de evitar entraves técnicos durante a apresentação e consequentemente atrasos, não serão permitidos a inclusão de Imagens dinâmicas (filmes) na apresentação.
    8. O apresentador deverá enviar até o dia 23 de Julho de 2019 (até as 23:59) para a empresa organizadora (COMUNIC) o seu E-pôster para que no dia e horário definido para sua apresentação que foi marcada na carta de confirmação de aceite do resumo, o mesmo esteja disponível para apresentação (contato@comuniceventos.com.br).Não será permitido levar o trabalho num pen-drive, CD ou notebook para colocar o arquivo ou fazer a instalação no local, no horário da apresentação. O autor obrigatoriamente deve informar um e-mail de contato no rodapé do e-pôster.
  2. Informações importantes:

- Não há limite de trabalhos por autor.
- O(a) apresentador(a) também deve estar incluso na lista de autores e devidamente inscrito no Congresso até a data máxima de 31/05/2019.
- Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.

- Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
- A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. 

- Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa.

- A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.     

- Afirmação de transferência de originalidade e direitos autorais.

  • O apresentador certifica que ele/ela tem permissão de todas as pessoas inseridas como coautores listados no resumo e que eles estão cientes de que seus nomes aparecerão em todas as publicações.
    2. Ao enviar o seu trabalho para o evento, o autor concorda em ter nomes de autores, afiliação e material biográfico usado em conexão com a publicação.
    3. O (s) autor (es) representa (m) e garante (m) que é (são) autor (es) único (s) da obra, que todos os autores participaram e concordaram com o conteúdo e conclusões do trabalho e que o trabalho é original e não infringe quaisquer direitos autorais, proprietários ou pessoais de terceiros.
    4. O proponente declara que o trabalho apresentado é original, com exceção de extratos de trabalhos protegidos por direitos autorais totalmente autorizados pelos detentores de direitos autorais, e que todas as declarações declaradas como fatos são baseadas em um exame minucioso e uma investigação por acurácia.
    5. Os resumos enviados não devem ter sido publicados em outros periódicos e/ou publicações on-line.
    6. O conteúdo pertence ao (s) autor (es). No entanto, se o resumo é aceito, o apresentador concorda, em nome de todos os coautores, a transferir e atribuir os direitos para editar, publicar, reproduzir, distribuir cópias e preparar trabalhos derivados, tais como comunicados à imprensa ou publicação nos Anais do Congresso. Coautores. Ele/ela aceita a responsabilidade pelas presentes regras para apresentação e apresentação em nome de todos os coautores.

 

  1. Publicação

O resultado da avaliação, com a lista dos trabalhos aprovados será publicado no site do Congresso.

 

  1. Cronograma de Exposição dos e-pôsteres e apresentação dos temas livres orais
    Será publicado em breve

 

  1. Premiação dos três melhores temas livres orais:

1º lugar – Será publicado em breve

2º lugar – Será publicado em breve

3º lugar – Será publicado em breve



Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a secretaria executiva: COMUNIC, no e-mail: contato@comuniceventos.com.br Telefone: (82) 3325.3468 ou (82) 3325.7590.

 

 

Antonio Leilton Luna Machado Júnior                                      

            Diretor da Comissão Ciêntífica   da SBC/AL Biênio 2018-2019                                             

            Presidente 13º Congresso Alagoano de Cardiologia          

 

 

Carlos Romério Costa Ferro

Presidente da Comissão Julgadora 13º Congresso Alagoano de Cardiologia          

Membro da Comissão Ciêntífica  da SBC/AL Biênio 2018-2019

TEMA: DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS AO MUNDO REAL

 

HORÁRIO

P R O G R A M A Ç Ã O: DIA 25/07/2019 – QUINTA-FEIRA

 

7:00 – 8:00 

Inscrições e entrega de material

8:00

ABERTURA

08:30 – 09:30

Estado da Arte: Insuficiência Cardíaca – Dilemas em 2019

 

08:30 – 08:45 Insuficiência cardíaca. Como devo manejar?

08:45 – 09:00 Fibrilação atrial em pacientes coronariopatas e com IC – Qual o cenário atual?

09:00 – 09:15 Terapia de ressincronização na ICC. Qual o melhor momento para a indicação?

09:15 – 09:30 Transplante cardíaco: realidade em Alagoas

 

 

09:30 – 10:00

 

Conferência: O tratamento da hipertensão arterial baseado nos parâmetros centrais.

 

10:00 – 10:20

Coffee-Break

 

10:20 – 11:50

 

Mesa Redonda: O papel dos métodos gráficos e de imagem na tomada de decisão na DAC crônica

 

10:20 – 10:35 Teste ergométrico frente à tecnologia de imagem

10:35 – 10:50 Eco Estresse na estratificação de risco do paciente com DAC

10:50 – 11:05 Cintilografia em assintomáticos – da indicação à interpretação

11:05 – 11:20 Tomografia na tomada de decisão na DAC

11:20 – 11:35 Ressonância Cardíaca – Indicações, interpretação e desafios

11:35 – 11:50 Discussão 

11:50– 12:35

3 Casos Clínicos Editados – 3 cardiologistas 15 minutos

12:35 – 12-55

Discussão

13:00 – 14:00

APRESENTAÇÃO TEMAS LIVRES ORAIS -  5 MELHORES TEMAS LIVRES -  SALA ANEXA

14:00 – 15:20

Mesa redonda – Cardiopatia na mulher:  particularidades

14:00 – 14:15 Desafios no diagnóstico da DAC na mulher

14:15 – 14:30 Mulher em idade fértil com cardiopatia valvar? Há preocupação com o planejamento familiar?

14:30 – 14:45 Insuficiência coronariana crônica e aguda: quais os riscos na gravidez?             

14:45 – 15:00 Reposição hormonal e risco cardiovascular         

15:00 – 15:20    Discussão

15:20 – 15:40

Coffee-Break

 

15:40 – 16:40

 

Sessão Pinga Fogo:

Temas diversos e polêmicos, em 4 minutos cada, com discussões rápidas e quentes!

16:40 - 17:10

Conferência- O tratamento pleno da DAC: O grande desafio.

 

17:10 – 18:30 -

 

Mesa Redonda: Meu paciente tem o “quarteto”: HAS, IC, DAC e FA. E agora?

 

17:10 – 17:25 Há estratégia para alcançar a otimização do tratamento clínico nesse contexto?

17:25 – 17:40 Qual a contribuição dos métodos de imagem no paciente complexo?

17:40 – 17:55 Qual a visão do intervencionista na condução terapêutica nestes casos?

17:55 – 18:10    O cirurgião no tratamento da DAC triarterial e fibrilação atrial. O que há de novo?

18:00 – 18:20 Discussão

 

 

P R O G R A M A Ç Ã O: 26/07/2019 - SEXTA-FEIRA

 

 

08:00 – 09:15

 

Mesa Redonda: Cardiopatia congênita no adulto

 

08:00 – 08:15 Valva aórtica bicúspide: lesões associadas e implicações cirúrgicas

08:15 – 08:30 Diagnóstico e tratamento da Hipertensão arterial pulmonar

08:30 – 08:45 Fechamento de FOP e CIA no adulto assintomático: o que dizem as evidências e o mundo real. Há diferentes opções terapêuticas?

08:45 – 09:00 Lesões residuais. Tratamento clínico e indicação de tratamento percutâneo ou cirúrgico

09:00 – 09:15   Discussão

 

 

09:15 – 09:45

 

Palestras Pareadas

09:15 - 09:30    Telemedicina -  Desafios e aflições no mundo atual

09:30 -09:45     Medicina E Espiritualidade 

09:45 – 10:05

Coffee-Break

 

10:05 – 11:15

 

Mesa Redonda: Valvopatias no mundo atual.

10:05 – 10:20 Avanços tecnológicos nas doenças valvares

10:20 – 10:35 Como a TAVI pode mudar minha abordagem no consultório

10:35 – 10:50 Meu paciente com doença mitral e DAC. Como conduzir?

10:50 – 11:05 Tricúspide: a valva esquecida

11:05– 11:20 Discussão

 

11:20 – 12:20

 

Hot Topics – (2 slides em 10 minutos). Temas atuais na mídia, de relevância, para discussões rápidas

 

  • Repolarização precoce no ECG é tão benigna assim?
  • Strain miocárdico –
  • TAVI – risco leve
  • Colesterol ainda é o vilão?
  • Oclusão crônica – recanalizar?
     

 

12:20 – 12:50

 

Casos Clínicos Editados

 

12:50 – 13:00

 

Discussão

 

13:00 – 14:00

 

SIMPÓSIO (BAYER) – Lunch Box

 

14:00 – 18:00

 

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MORTE SÚBITA 

 

14:00h: Mesa Redonda: Morte Súbita

Presidente: Edvaldo Xavier (AL)

Coordenador: Gustavo Santiago (PE)

14:00- 14:20 – A história da morte súbita cardíaca por quem diariamente lida com ela.

Josep Brugada (Esp)

14:20 – 14:35 – Conhecendo o Inimigo: Estratificando o risco de morte súbita.

Ayrton Peres (DF)

14:35 – 14:50 – Tratamentos disponíveis em 2019: Preventivos e terapêuticos.

Rodrigo Sá (RJ)

14:50 – 15:05 – Prevenção da morte súbita na população geral: Fato ou Fake?

Jacob Atié (RJ)

15: 05 – 15:30 Discussão:

Debatedores: Rita Véras (AL), Dario de Moura (SE), Carlos Romero Ferro (AL), Lenine Ângelo Silva (PB), Sheyla Ferro (SE), Maria Alayde Mendonça Rivera (AL), Eveline Teixeira (AL), Jorge Francisco Silva (PE), Gustavo Santiago (PE), Virgínia Barreto (BA), Bráulio Pinna Jr. (BA) e Stella Sampaio (CE).

15: 30 – 15:50 – Intervalo

15: 50 – Mesa Redonda: A morte súbita nos diferentes cenários

Presidente: Maria Alayde Mendonça Rivera (AL)

Coordenador: Bráulio Pinna Jr. (BA)

15:50 – 16: 05 – Como prevenir a morte súbita nos pacientes com cardiopatia isquêmica.

Henrique Maia (DF)

16:05- 16:20 – Morte súbita na cardiopatia não isquêmica. Pode ser prevenida?

Washington Maciel (RJ)

16: 20 – 16:35 – Pacientes sem cardiopatias, é possível definir quem está sob risco e prevenir a morte súbita?

Guilherme Fenelon (SP)

16:35 – 16:50- Morte súbita em atletas, quando e como?

Jacob Atié

16:50 – 17:20 Discussão

Conferência Final: 17:20 – 17:50

Presidente: Jacob Atié

Conferencista: Josep Brugada

Síndrome de Brugada: Histórico, diagnóstico e tratamento:

Podemos curar os pacientes com o Síndrome de Brugada?

Discussão 10 minutos

Encerramento

 

 

18:00 – 18:30 

 

AGO- ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA – Eleição Biênio 2020/2021

 

 

 

 

 

P R O G R A M A Ç Ã O: 27/07/2019 - SÁBADO

08:30 – 09:50

Mesa Redonda: Atualidades em doenças metabólicas

 

08:30 – 08:45 Aterosclerose e dislipidemia: onde estamos e para onde vamos

08:45 – 09:00 Diabetes e desfecho cardiovascular: o que mostram os estudos atuais

09:00 – 09:15 Como selecionar a melhor escolha terapêutica invasiva para o meu paciente diabético multiarterial

09:15 – 09:30 Reabilitação cardiopulmonar e metabólica: o que devemos saber?

09:30 – 09:50 Discussão

 

 

09:50 – 11:20

 

Mesa redonda: Síndrome coronariana aguda e Parada Cardiorrespiratória

 

09:50 – 10:05 Atualização em emergências cardiovasculares: o que há de novo?

10:05 – 10:20 Novas drogas e dispositivos em RCP: quais as perspectivas atuais e futuras

10:20 – 10:35 SCA sem supra: estratégia invasiva precoce é superior?

10:35 – 10:50 SCA com supra e angioplastia de resgate: o que dizem as evidências?

10:50 – 11:10 Discussão

 

 

11:10 – 13:00

 

Colóquio – PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR

 

  • ABORDANDO O SOBREPESO E A OBESIDADE: PODEM SER CONSIDERADOS GATILHOS PRIMÁRIOS
  • O QUE DIZEM AS DIRETRIZES SOBRE O DIABETES E PREVENÇAO?
  • DOENÇA PERIODONTAL E DAC: QUAIS AS EVIDÊNCIAS
  • AFINAL, COLESTEROL AINDA É O VILÃO? LOW CARB OU LOW FAT?
  • QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS QUE AS DIRETRIZES DE DISLIPIDEMIA

ORIENTAM NA PREVENÇÃO CV?

  • HAS NO CENÁRIO DA PREVENÇÃO: POSSÍVEL NO MUNDO REAL?
  • ESTRESSE: AINDA É NECESSÁRIO MANTER NAS DIRETRIZES?
  • COENZIMA Q10, ÔMEGA 3, VITAMINA D: QUAIS OS REAIS BENEFÍCIOS?
  • TABAGISMO: HÁ NOVAS PERSPECTIVAS DE ABORDAGEM?
  • ATIVIDADE FÍSICA: QUAL O EFETIVO IMPACTO NO MUNDO REAL SOBRE A PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR
  • VINHO, CAFÉ, CHOCOLATE E DIETAS. MITO OU VERDADE?
     

 

13:00

 

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

 

SORTEIO: DIVULGAREMOS EM BREVE

 

Estudantes

Até 24/07 – R$ 125,00,  após essa data R$ 150,00

Médicos Sócios

Até 24/07– R$ 250,00, após essa data R$ 300,00

Médicos Não Sócios

Até 24/07– R$ 300,00, após essa data R$ 350,00

Outras Especialidades

Até 24/07– R$ 150,00, após essa data R$ 200,00

Ainda não é cadastrado?

Para sua segurança, é necessário um cadastro para inscrever-se no evento.

Cadastre-se agora

Você já possui cadastro?

Informe seu e-mail e senha do cadastro da Comunic Eventos & Viagens abaixo

Ainda não é cadastrado?

Para sua segurança, é necessário um cadastro para inscrever-se no evento.

Cadastre-se agora

Você já possui cadastro?

Informe seu e-mail e senha do cadastro da Comunic Eventos & Viagens abaixo

Comunic Eventos e Viagens

A Comunic Eventos & Viagens é uma empresa prestadora de serviços com especialização na organização e planejamento de eventos Nacionais e Internacionais.


Conheça também

Comunic Viagens

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos últimos eventos!

* Nós não compartilhamos sua informação com ninguém.

Descrição da imagem

Nosso endereço

Av. João Davino, 1173, Mangabeiras

Maceió - AL CEP 57037-000

Telefax: (82) 3325.3468 / (82) 3325.7590 | contato@comuniceventos.com.br

© 2019 Comunic Eventos & Viagens.