III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos

28 a 30 de Novembro de 2018 - Ritz Lagoa da Anta - Maceió/AL

Prezado (a) Participante,

Ao se cadastrar você deverá informar um e-mail, que será o seu login, e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura que permitirá realizar a sua inscrição.

A inscrição somente estará efetuada após a confirmação do pagamento.

Os dados cadastrados devem ser preenchidos com bastante atenção, pois eles também servirão para inscrições de trabalhos científicos.

Certifique-se de que o e-mail informado no formulário esteja correto, pois todas as informações pertinentes ao evento serão enviadas para ele.

O CPF é um campo de identificação do congressista. O seu preenchimento é obrigatório.

Após efetuar o pagamento de depósito, enviar comprovante para o e-mail: secretaria@comuniceventos.com.br

Inscrições por empenho devem ser comunicadas a Secretaria Executiva.

A inscrição é pessoal e intransferîvel. Em caso de não comparecimento o valor pago não será devolvido.

 

- Atenção:

Para as categorias de estudantes, será imprescindível encaminhar comprovante de categoria por meio de:

   - E-mail: contato@comuniceventos.com.br
   - WhatsApp: (82) 9976 6139

OBS: Serão aceitos os seguintes comprovantes de categoria:
   - Carteirinha de estudante (frente e verso);
   - Declaração de matrícula ou frequência assinada e carimbada pela instituição de ensino ou trabalho;
   - Boleto quitado de mensalidade do semestre vigente da instituição de ensino.

 

- Desistência e Reembolso

Em caso de comunicação e justificativa formal de desistência de participação, o participante deverá informar a desistência em no máximo 30 dias antes do evento, enviando o comprovante de pagamento a devolução de valores pagos será efetuada em até 45 dias após a realização do evento.

   - Será deduzido 20% (vinte por cento) referente a despesas operacionais.

Modelo - Resumo Expandido III CICGA

Modelo - Banner Apresentação III CICGA

Forma de Apresentação Pôsteres

 

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO E ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO

 

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO

 

Os resumos expandidos serão publicados como capítulo no livro online e download gratuito no Site do Congresso.

Os melhores resumos expandidos serão pré-selecionados para publicação completo de acordo com as normas da revista Journal of Environmental Analysis and Progress (ISSN 2525-815X), caso seja interesse dos autores selecionados, devendo ser submetidos e avaliados pela revista.

As línguas oficiais para elaboração dos resumos expandidos são o Português e o Inglês. Somente serão publicados os resumos expandidos aprovados pela Comissão Científica.

O Autor principal deverá estar previamente inscrito e com a inscrição paga no congresso. Cada autor inscrito poderá encaminhar um trabalho com no máximo seis autores.

Os resumos expandidos deverão ser encaminhados, impreterivelmente, a partir do dia 01/08/2018 até às 23h00 do dia 15/09/2018 (horário de Brasília), sendo de inteira responsabilidade as informações existentes no texto, que devem estar revisadas e referendadas de acordo com as normas do Comitê Científico do Congresso.

É importante que os resumos expandidos sejam cuidadosamente revisados antes do envio. Trabalhos que estiverem fora das normas serão excluídos automaticamente.

Todos os resumos submetidos serão avaliados pelo Comitê Ético e Científico do Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos, das diversas especialidades, em que se enquadram os trabalhos. Os trabalhos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa deverão constar o número do parecer de aprovação.

 

ENCAMINHAMENTO DO RESUMO EXPANDIDO

Deverão ser submetidos pela "FICHA DE SUBMISSÃO" no menu à direita desta página (no final da página, caso esteja utilizando dispositivo móvel), através do formulário eletrônico Online.

 

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

 

  1. O resumo expandido deverá ocupar, até duas laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.
  2. Os textos dos resumos expandidos devem ser organizados em: Título, Autores, Identificação dos autores, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.
  3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman. O espaçamento entre as linhas deverá ser de simples (1,0).
  4.  As citações no texto devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que são mencionadas no texto. Identificar as referências no texto por números arábicos entre parênteses. Exemplo: (2), (7,9,16). As legendas das tabelas e figuras também devem ser numeradas com algarismos arábicos.
  5. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não serão aceitas na elaboração do resumo expandido.
  6. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional de Unidades.
  7. TÍTULO: Fonte Time New Roman, somente as iniciais em letras maiúsculas, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, alinhamento centralizado com, no máximo, 20 palavras.
  8. Após uma linha (espaços simples) do TÍTULO, deverão aparecer os NOMES DOS AUTORES, Fonte Time New Roman. Somente as iniciais em letras maiúsculas, tamanho 10. No máximo devem constar seis autores por trabalho. Devem constar o nome e último nome de cada um dos autores, separados por vírgula, com identificação numérica sobrescrita.
  9. Indicar a titulação e a instituição a qual o autor pertence. Ao final deve ser colocado somente o e-mail do autor principal para fins de correspondência.
  10. Devem ser inseridas de três a cinco PALAVRAS CHAVE, que não devem estar no título.Fonte Time New Roman tamanho 10.
  11. Após a titulação, a página deverá ser dividida em duas colunas com 8 cm cada para o restante do trabalho, que deverá estar com Fonte Time New Roman tamanho 8.
  12. INTRODUÇÃO: deve ser breve e com espaço simples (1,0). Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. No último parágrafo deverão constar os objetivos do trabalho realizado.
  13. MATERIAL E MÉTODOS: deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.
  14. RESULTADOS E DISCUSSÃO: deve apresentar informações claras e concisas das observações relevantes que, conforme a natureza do trabalho deverá apresentar a análise estatística. A discussão deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. O conteúdo deve ser informativo e, podem ser apresentado na forma de Tabelas e/ou Figuras. Nesse caso, as Figuras ou outras ilustrações devem ser auto-explicativas assim como elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução.
  15. As Tabelas e/ou Figuras (gráficos e desenhos) devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos com título fixado acima das mesmas. Não apresentar os mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
  16. CONCLUSÕES: deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.
  17. REFERÊNCIAS: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, na ordem em que são mencionados no texto. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos devem ser abreviados.

 

Exemplos de referências

 

Livro

BEZERRA, J. A. B.Alimentos tradicionais do Nordeste: Ceará e Piauí. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2014. v. 1. 119p.

 

Capítulo de livro

PEREIRA, C.P.;SOUSA, P.H.M.; MAIA, C.S.C.;FIGUEIREDO, R.W.;LIMA, A.C.S.Avaliação do método de cocção mais eficiente para retenção de polifenóis totais e antioxidantes de beterraba (Beta vulgaris L.). In: Emmanuel Prata de Souza; Francisca Noélia Pereira Mendes; Maria Marlene Marques Ávila. (Org.). Ciência da nutrição e campos multidisciplinares de saberes. 1ed. Fortaleza: Ed UECE, 2015, v. 1, p. 95-119.

 

Artigo de periódico

COSTA, P. R.; SIQUEIRA, A. C. P.; SOUSA, P. H. M. Efeito do procedimento culinário e conservação por congelamento em tomates (Lycopersicum esculentum). Arq. Bras. Alim. 1, 30-42, 2015.

 

Tese e Dissertação

ARAUJO, R. V. Os saberes gastronômicos e a formação de chefes: o itinerário acadêmico-profissional de gastrônomos que atuam em Fortaleza-CE. 2013. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

 

Trabalhos em meio-eletrônico

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In:

SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 1999.

 

Legislação

BRASIL. Portaria nº. 451, de 19 de setembro de 1997. Princípios gerais para o estabelecimento de critérios e padrões microbiológicos para alimentos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 set. 1997. Seção 1, n. 182, p. 21005-21011.

 

 

Áreas:

- Gastronomia e Ciência dos Alimentos;

- Segurança Alimentar e Nutricional;

- Turismo e Gastronomia;

- Gastronomia e Memória;

- Patrimônio e Gastronomia;

- Empreendedorismo e Gastronomia;

- Políticas públicas e Gastronomia;

- Gastronomia e Educação;

- História da Gastronomia;

- Outros.

 

 

CRONOGRAMA

Submissão: 01/08/2018 até às 23h do dia 15/09/2018

Resultados: 15/10/2018

Dia 28 de novembro (quarta-feira) – Salão Hermeto Pascoal

08:00h - Inscrição / Credenciamento / Entrega de Material

10:00h às 12:00h - Exposição de trabalhos (pôsteres, degustação, produtores, stands...)

12:00h - Almoço

13:00h às 15:00h - Exposição de trabalhos (pôsteres, degustação, produtores, stands...)

15:00h - Abertura Solene

15:30h - Palestra abertura

16:30h - Intervalo

17:00h - Mesa redonda - Tema Central - Valorização e Legalização do pequeno Produtor

Palestrantes:   Cícera Sucupira (Alagoas)

Nuno Nobre (Portugal)

Vanessa Schootz (Rio de Janeiro)

 

Dia 29 de novembro (quinta-feira) - Salão Hermeto Pascoal

09:00h às 10:00h - Exposição de trabalhos (pôsteres, degustação, produtores, stands...)

10:00h - Palestra - Tema: O ensino e a utilização de Panc's na academia, nos cursos de culinária e gastronomia.

Palestrante:     Michel Abras (Minas Gerais)     

11:00h – Palestra – Cozinha Peruana de raiz

Palestrante:     Elena Castañeda (Peru)

12:00h - Almoço

13:00h às 15:00h - Exposição de trabalhos (pôsteres, degustação, produtores, stands...)

15:00h - Mesa redonda - Tema Central - Sabores e Saberes, a formação da cultura alimentar

Palestrantes:    Beth Beltrão (Minas Gerais)

Luiz Fernando Escouto (São Paulo)

16:30h - Intervalo

17:00h - Palestra - Tema:  Os rumos da Gastronomia

Palestrante:     Gustavo Guterman (Rio de janeiro)

 

Dia 30 de novembro (quinta-feira) - Salão Hermeto Pascoal

08:00h às 10:00h - Exposição de trabalhos (pôsteres, degustação, produtores, stands...)

10:00h - Mesa redonda - Tema Central - Resgate cultural, o sentimento de pertença – utensílios e alimentos

Palestrantes:    Jorge da Hora (São Paulo)

Marco Peixoto (Alagoas)

Ursulina Santana (São Paulo)

Vanessa Santos (Ceará)

12:00h - Almoço

13:00h às 14:00h - Exposição de trabalhos (pôsteres, degustação, produtores, stands...)

14:00h - Mesa redonda - Tema Central - Tema Central - Fronteiras entre Alimentação, Arte e Ciência

Palestrantes:    Cristiana Couto (São Paulo)    

Paulo Henrique Souza (Ceará)

15:30h - Palestra - Tema:.

Palestrante:     Bel Coelho (São Paulo)

16:30h - Intervalo

18:00h – Palestra de encerramento

19:00h  - Encerramento

 

Eventos Paralelos - OFICINAS

Dia 28 de novembro (quinta-feira) – Sala Ledo Ivo

Oficina 01 às  18:30h

Dia 29 de novembro (quinta-feira) – Sala Ledo Ivo

Oficina 01 às 13:30h

Oficina 02 às 15:00h

Oficina 03 às 16:30h

Dia 30 de novembro (sexta-feira) – Sala Ledo Ivo

Oficina 01 às 14:00h

Oficina 02 às 16:00h

 

Eventos Paralelos - Fórum Nacional de Coordenadores de Gastronomia – Sala Cacá Diegues

Dia 28 de novembro (quarta-feira)

10:00h – Reunião do Fórum – Aberta

14:00h - Reunião

Dia 29 de novembro (quinta-feira)

09:00h - Reunião

14:00h - Reunião

Dia 30 de novembro (quinta-feira)

09:00h - Reunião

14:00h - Reunião

 

OBS: A programação poderá sofrer alteração sem aviso prévio. 

 

 

Grupos:

15 a 30 participantes  = 10% - De acordo com a datas de inscrição e referente aos valores das categorias de inscrição;

 
31 a 50 participantes  = 15% - De acordo com a datas de inscrição e referente aos valores das categorias de inscrição;
 
Acima de 50 participantes  = 20% - De acordo com a datas de inscrição e referente aos valores das categorias de inscrição;
 
Para fazer a inscrição de grupos é necessário o envio da relação de participantes com o comprovante de depósito para o email: contato@comuniceventos.com.br

Conta para depósito:

BANCO DO BRASIL

AGÊNCIA: 1523-7

CONTA NR. 230.289-6

CNPJ: 40.924.383.0001-09

RAZÃO SOCIAL: GODOY & TENÓRIO LTDA

 

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